Não usa borrachinhas
No aparelho ortodôntico convencional, o fio metálico (arco ortodôntico) é preso aos braquetes por pequenas borrachinhas (elásticos). Enquanto que no aparelho ortodôntico autoligado, o fio é passado por uma canaleta de cada bráquete e preso por pequenas tampinhas, dispensando dessa forma a necessidade de borrachinhas.
O aparelho auto-ligado é mais estético
A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados é certamente o que torna esse modelo mais discreto se comparado aos aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os bráquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. Com peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, ficam dessa forma mais discretas.
Mais higiênico
A vantagem nesse método é que a ausência de borrachinhas facilita a higienização bucal e o paciente não corre o risco de perder algumas delas durante o tratamento, o que soltaria parte do fio. Borrachinhas ausentes também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares bem como placa bacteriana e cáries.
Tratamento mais rápido com aparelhos auto-ligados
Existem estudos que comprovam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 10 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional). Essa vantagem se deve sobretudo ao menor atrito entre bráquetes e fio nesse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida. Por conseqüência, as visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes, pois não há a necessidade de muita manutenção para troca de borrachinhas (as borrachinhas perdem propriedade elástica e força com o tempo, por isso precisam ser constantemente trocadas).
O aparelho auto-ligado é mais confortável
Para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa mais conforto e menos episódios de dor durante o tratamento, já que o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais. Esse modelo de aparelho também exige menos a necessidade de extrações dentárias para então ser instalado.
Indicações dos aparelhos auto ligados
O aparelho ortodôntico autoligado estético, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso). O aparelho ortodôntico autoligado pode ser utilizado, por exemplo, para:
- Dentes desalinhados
- Ausência de algum dente
- Dentes que nascem no lugar errado (céu da boca, ao lado da língua, girados bem como encavalados)
- Mordida aberta
- Mordida cruzada (os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca)
- Dificuldades na deglutição
- Alterações ósseas (queixo muito para frente ou para trás)
- Respiração pela boca
- Dente de leite retido (o dente da criança não cai e o permanente não nasce)
Aparelho autoligado desvantagens: existe?
Não existem desvantagens relevantes no tratamento com aparelho autoligado. O preço ainda é mais elevado em relação ao aparelho ortodôntico convencional, porém certamente há muitas vantagens agregadas ao valor do tratamento.